O que é auto-obsessão
A auto-obsessão é um fenômeno muito mais comum do que as pessoas imaginam. É um processo inconsciente.
Qualquer processo obsessivo estabelece-se sobre desequilíbrios psíquicos, os quais são resultantes de pensamentos, sentimentos e atos desarmônicos.
- Atravéz da raiva que sinto baixo minha vibração.
- Se tenho medo baixo minha vibração.
- Se sinto inveja baixo minha vibração.
Assim atraio outras consciências obsessivas no mesmo padrão, isso é inconsciente.
"Quanto mais nos ligamos, portanto, a sentimentos de mágoa, culpa, crítica, baixa estima, ilusão, dependência e outras tantas “dores da alma”, mais estaremos semeando farpas magnéticas no campo emotivo e intoxicando, por conta própria, a nossa atividade mental”.
Hammed.
Para evitar a auto-obsessão é necessário autoaceitação
A auto-obsessão evidencia um conflito íntimo não resolvido que precisa de solução.
"A autoaceitação facilita a conscientização de nossos desacertos e de nossa ignorância e, se essa conscientização for progressiva e constante, aí então descobriremos dentro de nós as fontes que nos perturbam a existência.”
Hammed.
- É preciso parar de se auto punir gerando sofrimentos desnecessários.
- É preciso mudar a conduta mediante mudança de atitude, reparando desequilíbrios passados e restabelecendo a saúde psíquica e a harmonia.
- Parar de se auto sabotar e entrar na tomada de consciência.
Quando falamos e refletimos sobre a auto-obsessão, estamos desviando o olhar do obsessor/exterior e concentrando no indivíduo/interior, sendo o indivíduo o grande obsessor de si mesmo, aquele que precisa compreender que é necessário buscar se conhecer para superar e construir novos cenários.
A culpa, a raiva e o remorso, por exemplo, geram graves desajustes, e quando não resolvidos causam desequilíbrios emocionais e espirituais.
Como evitar a auto-obsessão
Evitar a auto-obsessão espiritual envolve cultivar um equilíbrio saudável em sua jornada espiritual.
Mantenha uma mente aberta, foque em práticas altruístas, e lembre-se de que a espiritualidade também envolve conexões com os outros e com o mundo ao seu redor.
A auto reflexão e a moderação são fundamentais para evitar a obsessão consigo mesmo, quando estamos nessa, nos sabotamos muito.
A libertação dos vícios e o cultivo das virtudes tem caráter libertador e terapêutico, pois qualquer vício é, em si mesmo, comportamento de caráter compulsivo e obsessivo, alimentando e favorecendo outras formas de desarmonia.
Entre as práticas que podem auxiliar na recuperação é buscar autoconhecimento e se puder não existe em buscar ajuda profissional.
Se firme na sua fé, ore, medite, se conecte através das suas preces.
Quando a fé cai o campo de defesa baixa. Sua fé é sua blindagem. Pense nisso!
auto-obsessão ocorre quando fazemos o papel de obsessor em uma ideia fixa e também o papel de vítima.
Devemos buscar nos conhecer melhor para equilibrar nossas energias e pensamentos, ser mais positivos e não reclamar de tudo.
Dessa forma, conseguiremos sair do vício do vitimismo obsessivo, que é a auto-obsessão, e começaremos a viver a vida em paz e com equilíbrio.
Como acontece a obsessão de encarnado para encarnado